A PACIÊNCIA, O PROFESSOR E O PAPEL DO GESTOR!

Se há uma verdade que cansamos de ouvir (e de falar) é sobre como é difícil ser professor. Uma profissão movida por amor,esperança e vontade de transformar o mundo. Isso porque além de serem frequentemente pouco reconhecidos, precisam dar conta de sustentar a atenção de uma sala cheia de alunos, corrigir tudo, ficar de olho em tudo, tolerar pais reclamando. Isso no mínimo.

O número de profissionais afastados por problemas de saúde vem aumentando, e com eles o abandono das salas de aula, e isso é uma questão muito séria. Depressão, estresse, distúrbios vocais, ansiedade, dores musculares, mal-estar. A grande carga de coisas para fazer pode facilmente se transformar em um cansaço mental, ou pior, provocar um burnout, e isso acaba por afetar outras áreas da vida.

Se a sala de aula virou um fardo, é preciso urgentemente rever a situação. Não é preciso abandonar a carreira, mas é preciso agir.

É preciso paciência, e as vezes é duro aceitar isso. Paciência para falar 10 vezes, para lidar com todo o tipo de gente, gente pequena, gente grande. Paciência pra entender que o professor não é o culpado.

Apesar do desgaste, é possível! Descanse melhor nas horas que não está trabalhando, se interesse por um esporte e pratique-o, tenha um tempo especial só para você. Coisas assim nos ajuda a lidar com as frustrações do dia-a-dia.

Como o gestor pode ajudar?

O gestor, como líder pedagógico, tem a função de abraçar o problema. Deve ficar atento a tudo o que acontece, estar aberto a conversar com o docente e  principalmente a escutar. Saber o que não está funcionando e tomar atitudes educativas para resolver os problemas, buscar formas de prevenção. O diretor deve apoiar, acompanhar de perto, ajudar a garantir um ambiente de trabalho saudável. Entender o problema do aluno, será que é familiar, será que é de aprendizagem, será que é a agitação normal de uma criança ou é preciso observar? Tomar a iniciativa para que algo seja mudado.

A sala de aula é o laboratório para a vida, por isso devemos olhar com mais carinho para o docente, é ele que está cuidando de perto para que os alunos saiam preparados.

blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos