8 DICAS PARA O PERÍODO DA PRÉ-ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é o primeiro passo para mudar o desenvolvimento de um país. Ser alfabetizado desde as séries iniciais tem um grande valor, já que a educação influencia toda a vida de uma pessoa e das pessoas em sua volta.

Infelizmente não é raro passar pelo processo de alfabetização e sair sem ter absorvido o necessário para se tornar uma pessoa realmente alfabetizada.  Em alguns casos, o aluno não se identifica com o método tradicional, e então cabe ao professor saber outras formas de passar o mesmo conteúdo. Podemos ressaltar também que muitas vezes existem adversidades pelo meio do caminho, por isso a alfabetização precisa ser prioridade da escola em todos as séries, da menor a maior.

Uma boa pré-alfabetização tem função fundamental para o sucesso da educação. Métodos para ajudar a criança a se familiarizar com palavras e números devem ser aplicados de maneira lúdica, inseridos em jogos e brincadeiras, respeitando cada idade para não sobrecarregar.

Confira dicas para orientar crianças do ensino infantil:

  • Adicione ao planejamento brincadeiras que desenvolvam a coordenação motora.
  • Leia histórias para os alunos. Desta forma, você incentiva a leitura e apresenta palavras novas para as crianças.
  • Disponibilize escritos (revistas, gibis, livros, etc) para poderem folhear. Assim entram em contato com as palavras, mesmo que apenas visualmente.
  • Cante musiquinhas infantis com os alunos. Além de diverti-los, fará com que repitam as palavras, soletrem sílabas e entrem em contato com ritmo.
  • Invista em brincadeiras que trazem a noção, mesmo que leve, de esquerda e direita, orientações de espaço e tempo (ontem, hoje, amanhã, horas, etc) e distância (longe, perto).
  • Pense em brincadeiras que as crianças possam apontar a diferença de cores, formas e tamanhos de objetos. Você também pode pedir para compararem as semelhanças.
  • Brinque de nomear objetos: com um papeis impressos com palavras, você pode pedir para que os alunos colem o nome que representa o objeto (lápis, cadeira, mesa, armário, etc).
  • Fazer um bingo de nomes: com um saco cheio de letras, você sorteia uma por uma. A criança, contendo as letras do seu nome, vai escrevendo de acordo com as letras sorteadas.

Você conhece mais métodos interessantes para estimular a pré-alfabetização? Conte para nós!

blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos