O QUE SE ESPERA DE UM BOM DIRETOR ESCOLAR?

O diretor nada mais é do que líder da escola. Ele cuida para que a escola esteja sempre de acordo com as normas do sistema educacional, monitora o Projeto Pedagógico, a organização da infraestrutura, prepara o ambiente para que a escola seja construída cooperativamente.

O que a comunidade espera de um diretor escolar?

  1. Um profissional que acompanhe a realidade da escola: que conheça o ambiente, as notas de avaliações internas e externas, as faltas, repetências, etc. É preciso monitorar e acompanhar esses dados para perceber as necessidades e o que pode ser melhorado.
  2. Um profissional que compartilhe objetivos: um bom líder delega funções a quem lhes cabe e cobra sem retirar a autonomia do responsável.
  3. Um profissional que se importa em pautar metas: um líder organizado usa as informações para traçar objetivos em busca de melhorias no ambiente escolar e no ensino.
  4. Um profissional que torne o ambiente de trabalho amigável: planejar estratégias para oferecer um ambiente agradável, que permita um bom relacionamento entre companheiros de trabalho. Isso é esperado em qualquer área, especialmente vindo de um líder da educação.
  5. Um profissional que escute a comunidade e procure solucionar suas demandas: saiba dialogar com pais, alunos, professores, coordenadores, e principalmente OUVIR. Quando o pedido de ajuda chega ao seu ouvido, certamente é muito importante.
blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos