Como estimular a habilidade de escrever

A prática da escrita é importante para quase todas as áreas da vida, desde as acadêmicas até as mais pessoais. O aluno precisa sair da escola sabendo interpretar e escrever uma boa redação, mas para que isso aconteça é preciso ter o acompanhamento do professor em cada fase da aprendizagem. Porém, nunca é tarde para despertar o gosto pela escrita. Veja nos tópicos abaixo as sugestões do GESS para incentivar o aluno a escrever.

  1. Sentir-se seguro: muitas vezes os alunos não gostam de escrever porque se sentem inseguros. Medo de escrever errado, ou escrever “abobrinhas” sobre o que está sendo estudado. Neste caso o que pode ser reforçado é que errar não é ruim, e que as aulas são justamente para corrigir os erros.
  2. Aprender a gostar de ler: a leitura ajuda o aluno a conhecer novas palavras e a escrever melhor, pois está em constante contato com a escrita correta.
  3. Aprender a gostar de escrever: por alguma falha, os alunos podem associar a prática da escrita como uma punição. Talvez em um dia de indisciplina ameaçaram-no com mais tarefa para casa, ou porque fizeram ele escrever como castigo por algum motivo. Para escrever, o aluno precisa se sentir confortável fazendo isso, ter paciência para treinar e entender sobre o assunto que está sendo abordado.
  4. Falta de base para escrever – para escrever com habilidade é preciso ter visto exemplos, treinar e compreender o assunto que deve ser abordado. O professor deve abordar bem o assunto em sala. É fundamental que o aluno aprenda interpretar também, seja os textos que foram dados como base em sala de aula ou seja textos que ele mesmo precisou pesquisar.
  5. Liberdade para se expressar: o debate é bem-vindo em qualquer tema abordado em sala, fazer o aluno pensar e expor aos colegas o que entendeu sobre o assunto cria uma troca de informações e conhecimento. Ter refletido sobre o conteúdo ajuda os alunos a se sentirem à vontade para falar sobre o assunto na redação. Dar um tempo de liberdade para que escrevam sobre coisas que gostam também incentiva a escrita.
  6. Dê um feedback, principalmente para estimular: acompanhe a atividade que o aluno está fazendo, estimule-o a não ter preguiça de ler e reler o que está escrevendo para que assim consiga corrigir seus erros. Elogiar quando o aluno faz algo bem feito é importante para que o mesmo se sinta motivado a continuar escrevendo.

 

blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos