COMO RECEBER OS ALUNOS NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA!

Os primeiros dias de aula do ano letivo são muito importante, especialmente para os alunos que estão chegando agora na escola. É o momento de criar vínculo com os novatos e fortalecer o vínculo com os veteranos, fazer com que se sintam à vontade neste ambiente. Esse estimulo é muito importante pois uma vez que o aluno se sente acolhido, cria-se uma vontade de fazer parte daquilo e consequentemente isso reflete na vontade de aprender e na qualidade da aprendizagem.

A questão do bom relacionamento não é nova, sabemos que é importante uma relação amigável tanto com os pais quanto com os alunos, pois é exatamente por causa deles que a escola existe. Nessa fase de adaptação, é fundamental que professores e gestores façam um esforço conjunto pensando na preparação do ambiente escolar. As crianças já chegam com uma expectativa em relação a escola, então é só decidir o melhor jeito de fazer a recepção para que a primeira impressão seja boa.

Além disso, também é preciso criar um ambiente para que essas crianças interajam, para que criem um relacionamento uns com os outros e para que compartilhem o mesmo espaço amigavelmente e com respeito um pelo outro.

Algumas sugestões para as boas vindas e para a primeira semana:

- Interação em círculo

Em vez de sentar em fileiras, uma carteira atrás da outra como é de costume, coloque as cadeiras em formações circulares para facilitar a interação. Isso é útil na hora das apresentações e na hora de contar aos outros sobre as férias, bater um papo. Assim todos podem olhar uns para os outros, relacionar o rosto ao nome, etc.

- Atividade Musical

Você pode, com os alunos, cantar algumas musiquinhas para quebrar o gelo, ou mesmo criar coreografias fáceis para compartilhar com os alunos, atividade que também é ótima para fazer o aluno despertar, ficar mais atento.

- Diversão com propósito

Você pode usar jogos e dinâmicas de interação. No caso de um novo professor, por exemplo, é possível criar um ambiente lúdico onde as crianças/adolescentes podem fazer perguntas sobre a vida deste profissional. Outra dinâmica interessante é a da “Garrafa das Boas Vindas”, onde um aluno gira e deve dizer palavras de boas-vindas para aquele aluno que a garrafa indicou

- Apresentação das regras de convivência

Para cobrar que cumpram as regras, é preciso que todos estejam por dentro delas. O ideal é que o diretor passe de sala em sala para conversar com os alunos sobre isso, mas também nada impede o professor apresentá-las. Deixe claro que as regras são boas para a convivência, que não são apenas autoritarismo.

- Conhecendo o ambiente

Quando os alunos novos chegam na escola pela primeira vez, é preciso apresentar a eles os locais de convivência. Onde é a quadra poliesportiva, a secretaria, a orientação, a sala de aula, o lugar onde é servido o lanche, a biblioteca, o banheiro, os lugares que não são para convívio de alunos (se houver) e etc. Uma boa dica é organizar os veteranos para apresentar a escola aos novatos (sempre com a supervisão do docente), assim torna-se possível a criação de vínculos entre eles.

- Apresentação de conteúdos

Mostre o que vai ser aprendido naquele bimestre/semestre com o intuito de despertar a curiosidade. É importante também aplicar o teste avaliativo para descobrir como está o domínio dos conteúdos do período anterior. Deixe claro que a prova é apenas para avaliação do professor.

- Dê atenção aos pais

Agende uma data com os pais dos alunos para receber um feedback do que está chegando para eles. Por exemplo, às vezes a criança está com dificuldades e não conta para o docente, mas comenta com a família. Isso não pode passar em branco, pois atrapalha o desempenho escolar. A escola também pode receber esses feedbacks por telefone, se for o caso.

blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos