9 maneiras de se tornar um bom líder na escola!

Seja qual for a sua posição na escola, ser um líder pode ser uma responsabilidade gratificante. Conseguir identificar as dificuldades e desenvolver os talentos com sucesso traz a sensação de que você está contribuindo para um melhor desempenho da escola, e realmente está. Isso é tão importante para o progresso da instituição quanto para a sua carreira. Porém, lidar com as pessoas e as pressões do dia a dia pode gerar um certo receio, barreira que pode ser ultrapassada.

Pensando nisso, o GESS listou dicas que podem ser alcançadas a partir da dedicação:

  1. Saiba ouvir: essa é uma dica para qualquer relação humana, mas principalmente para uma pessoa com postura de liderança.
  2. Saiba se comunicar: se pergunte se você está se comunicando adequadamente com o interlocutor alvo da conversa.
  3. Crie um ambiente agradável para as relações entre as pessoas e os acontecimentos no local em que você está inserido.
  4. Saiba dizer não quando for preciso: um bom líder não precisa aceitar tudo para ser reconhecido. Saiba os momentos certos e a maneira certa de dizer não.
  5. Seja acessível: faça um esforço para responder e atender às necessidades de todos.
  6. Busque identificar as necessidades: essa é uma característica que vale muito a pena desenvolver. Saber perceber as demandas é definitivamente uma característica importante para um bom líder.
  7. Seja democrático: procure tomar decisões em grupo sempre que puder. É dever do líder escolher a melhor opção para o todo, e não apenas para ele mesmo.
  8. Perceba o momento de mudar: tudo está em constante mudança, principalmente em um ambiente que lida com pessoas, como a escola. É preciso enxergar a hora de repensar as situações para se adequar à nova realidade.
  9. Compartilhe seu conhecimento: não retenha o que você sabe só para você. A atitude de compartilhar não é somente generosa, mas também muito importante para o desenvolvimento da escola. Você também vai aprender bastante com os outros.
blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos