O uso da tecnologia no processo de aprendizagem

Nos dias atuais, o processo de aprendizagem é alvo de constantes estudos e análises para buscar melhorias que possam aumentar os resultados na formação das pessoas.

Metodologias inteiras são pensadas e aprimoradas para que sejam aplicadas diretamente nas escolas, buscando melhorar o aprendizado das pessoas e contribuir na formação de melhores e mais completos cidadãos para o país.

Pois é neste cenário que a tecnologia começa a se mostrar extremamente útil, dando grande contribuição no processo de aprendizagem.

Vamos dar alguns exemplos de uso da tecnologia para melhorar o processo de aprendizagem e buscar resultados cada vez melhores:

Ir além do livro, do giz e do quadro negro...

A primeira coisa que se deve ter em mente quando se pensa como a tecnologia pode ser utilizada dentro da sala de aula para ajudar no processo de aprendizagem é que com ela será possível ir além do livro, do giz e do quadro negro.

Ou seja, com a tecnologia será possível ir além do que se entende por convencional, já que com ela, um verdadeiro universo de possibilidades se abre diante do profissional da educação.

As aulas podem ser mais dinâmicas com a aplicação da tecnologia, tornando o aprendizado dos alunos mais divertido, mais inteligente e mais rápido.

Nas aulas de informática já é comum esta prática, tanto nas escolas particulares como nas públicas, mas não é só disto que estamos falando, já que a tecnologia pode ser também aplicada nas outras disciplinas.

Com a era do desenvolvimento tecnológico, as crianças aprendem desde os primeiros anos de sua vida a lidar com os recursos tecnológicos. Desde cedo, manuseiam aparelhos eletrônicos nos jogos e programas de televisão. Isso faz com que a criança absorva uma grande quantidade de informações e de forma muito rápida.

O desafio começa quando ela ingressa nas escolas. O sistema tradicional de ensino onde o professor fala e o aluno escuta, traz grande dificuldade de concentração e aprendizado ao aluno, já que ele está acostumado a interagir no processo de forma ativa e dinâmica.

Cabe as escolas e professores buscarem meios de inserir os recursos tecnológicos e tornar a aula mais interativa, produtiva e atrais a atenção e interesse dos alunos.

Como equilibrar esse processo?

Computador, televisão e rádio!

Um trio interessante pode começar a fazer parte da sala de aula para melhorar ainda mais o processo de aprendizado dos alunos: o computador, a televisão e também o rádio.

As aulas podem ser mais dinâmicas com a ajuda destes recursos tecnológicos, e os alunos podem ficar mais interessados justamente por conta da presença de mecanismos que lhe são mais familiares.

Tablets e celulares

Como a maior parte dos alunos hoje possuem um celular de última geração, cheio de recursos, as escolas podem começar a utilizar esta ferramenta para trabalhar dentro das salas de aula.

Seguindo nesta direção, cada vez mais escolas particulares começam a colocar tablets nas mãos de seus alunos, para que eles possam realizar suas tarefas e acompanhar as aulas (mesmo que remotamente).

Além disto, há também o crescimento das aulas online, que são interessantes para quem estuda à distância, mas que também podem ser interessantes formas de fazer com que alunos consigam reforço escolar, por exemplo.

Ou seja, o aluno presta atenção na aula presencial, e depois reforça e revisa seus conhecimentos por meio das aulas online que são disponibilizadas pela instituição de ensino.

Portanto, com base nisto fica cada vez mais evidente que o uso da tecnologia no processo de aprendizagem passa a ser uma realidade comum na vida da maior parte das escolas, e esta tendência deve aumentar ainda mais. Deve-se buscar de forma continua, informações sobre o comportamento da nova geração de alunos, quais mecanismos e ações são necessárias para adequar às novas realidades, de forma a canalizar a capacidade e interesse dos alunos em processos produtivos de aprendizagem.

As escolas e profissionais que não estão atentos a essa nova realidade correm sérios riscos de ficarem para trás. Não perca tempo busque aprimorar-se cada vez mais, os resultados com certeza serão positivos. Só depende de você!

blog comments powered by Disqus

Siga-nos no
Facebook!

gestaoescolarsemsegredos